41 3434-388641 99111-3886

Curiosidades Cataratas do Iguaçu: conheça mais sobre o conjunto de quedas d’água

Com certeza você já pensou em conhecer as Cataratas, independente se era ou não parte…

Com certeza você já pensou em conhecer as Cataratas, independente se era ou não parte do seu roteiro de viagem. Para fazer com que essa vontade aumente ainda mais, hoje vamos falar sobre as Curiosidades Cataratas do Iguaçu.

No artigo de hoje, você vai saber mais sobre as lendas que cercam o local, sua importância ambiental e quais as medidas de um dos principais monumentos naturais do mundo.

Curiosidades Cataratas do iguaçu: conheça mais sobre o conjunto de quedas d'água

1. Resquícios da Mata Atlântica no Sul

O sul do Brasil passa por uma difícil realidade de não conseguir ter preservada uma quantidade grande de matas e florestas naturais. Por isso, as Cataratas do Iguaçu são vistas como a raridade da região.

Por conta dessa relevância natural, o Parque Nacional do Iguaçu se tornou o primeiro a ser reconhecido como patrimônio mundial natural pela UNESCO, em 1986. De acordo com a própria organização, a razão se deu por dois pontos principais: diversidade biológica e a paisagem singular do local.

Além disso, não apenas do lado brasileiro, mas no lado Argentino das Cataratas também existe uma grande relevância ambiental. Hoje em dia, o Parque Nacional dos dois lados estão integrando o centro biológico da América do Sul, principalmente pela sua extensão.

Ao todo, são mais de 600 mil hectares de área, além de 400 mil de regiões que ainda estão muito novas e primitivas. Com isso, se tornou uma das principais atrações turísticas do país, principalmente pela sua relevância natural.

2. Curiosidades Cataratas do Iguaçu: 275 quedas d’água formando arco-íris

As Cataratas do Iguaçu se formam a partir de 275 quedas d’água com incríveis 80 metros de altura. Apesar do número ser 275 no total, é muito difícil que todas ocorram ao mesmo tempo, fazendo com que o normal seja entre 150 e 300, dependendo diretamente da influência do clima.

A principal influência climática nesses casos é da chuva, que atinge diretamente o fenômeno da queda d’água. Além de influenciar diretamente na queda d’água, a chuva também é responsável por outro fenômeno interessante: o arco-íris.

As Cataratas do iguaçu formam arco-íris durante o dia inteiro, muitas vezes por várias horas, tornando a paisagem ainda mais surpreendente. Durante o verão, é o momento em que a região fica ainda mais propícia, ou seja, é ainda mais bonito.

3. Cataratas do Iguaçu está entre as tops atrações do mundo

As Cataratas do iguaçu já estão presentes na lista das sete maravilhas naturais do mundo há muitos anos. No entanto, existe ainda uma outra classificação importante que poucas pessoas sabem hoje em dia.

Em uma pesquisa chamada Travelers Choice 2022, a Cataratas do Iguaçu ficou em 7º lugar no ranking das melhores atrações do mundo. É importante ressaltar que essa pesquisa foi realizada com visitantes de todos os países.

Essa é uma pesquisa importante, e que coloca o ponto turístico do país em um local de destaque. Dessa forma, chama ainda mais atenção e mais visitantes para visitar a região.

Curiosidades Cataratas do iguaçu: conheça mais sobre o conjunto de quedas d'água

4. O fluxo de água é uma das principais curiosidades Cataratas do Iguaçu

Uma informação que poucas pessoas conhecem sobre as Cataratas do Iguaçu é o seu fluxo de águas, considerando muito intenso e um dos mais surpreendentes. Ao todo, ocorre uma vazão de 1500 m³ por segundo, sendo que durante épocas mais cheias atinge mais de 6 mil m³ por segundo.

Outra variação é durante as secas, que diminui de modo drástico, com pouco mais de 300 m³ por segundo. Esse fluxo de água ocorre por conta das medições, sendo 1200 metros de largura e capacidade de percorrer mais de 1300 quilômetros.

Em Outubro de 2022 ocorreu um recorde na vazão do local, atingindo quase 17 milhões de litros por segundo. Com isso, foi o maior índice já registrado na região. Por isso, é sempre um espetáculo a parte.

5. Maior hidrelétrica do mundo

Dentre as curiosidades Cataratas do Iguaçu, é importante ressaltar que são quase 18 quilômetros até chegar na Usina Hidrelétrica de Itaipu, passando pelo conhecido Rio Paraná. A Usina está localizada em dois países, tanto no Brasil quanto no Paraguai.

Com o uso da energia potencial da Bacia do Rio Paraná, a Usina se torna uma das maiores hidrelétricas do mundo, fazendo com que represente 11% da energia do Brasil e incríveis 88% do Paraguai. Com isso, se tornou uma grande necessidade energética do país vizinho.

Além disso, também possui um título importante de ser a energia mais limpa e renovável do mundo, visto que produz atualmente quase 3 milhões de GWh. Para se ter ideia da dimensão da Usina, basta saber que a quantidade de material utilizada ali equivale a 210 estádios de futebol do tamanho do Maracanã.

6. A lenda que rodeia as Cataratas do Iguaçu

Para quem curte um pouco de história e misticismo sobre os grandes pontos turísticos do país, as Cataratas do Iguaçu não ficaram isentas de uma grande lenda. O que se diz por muito tempo é que dois índios da tribo Caingangues deram origem ao local.

Naipi e Tarobá se apaixonaram e viviam e um romance proibido pelo pai da jovem, na época em que o mundo era governado por Mboi, uma serpente. Apaixonado pela moça, Mboi impediu que os dois formassem um casal.

Para que isso fosse possível, Mboi teria transformado os dois nos monumentos que se pode visualizar hoje nas Cataratas. Uma história e tanto, não é mesmo?

Se você gostou do nosso artigo sobre curiosidades Cataratas do Iguaçu, não deixe de conferir nossa excursão exclusiva para conhecer um dos principais pontos turísticos do Brasil. 

Escrito por:
Thalita Correa