Quer ir, mas não sabe como aproveitar o inverno em Gramado? Vem que a gente vai te mostrar as principais atrações da cidade durante a época mais gelada do ano, além de mostrar um pouco sobre como se vestir para aproveitar o frio.
Com suas principais atrações e outras experiências únicas, o inverno em Gramado pode ser muito bem aproveitado e trazer ótimas lembranças para sua viagem. Sabendo disso, preparamos esse artigo para te dar indicações e te tranquilizar sobre o que fazer na cidade!
O que fazer no Inverno em Gramado?
Apesar de não ser a época do ano mais procurada, engana-se quem acha que o inverno em Gramado não é atrativo ou não proporciona boas experiências. Todas as principais atrações se mantém abertas, apenas algumas são fechadas ou operam com redução de horário.
Mesmo assim, não é nada que vá impedir, efetivamente, um bom passeio na região. Abaixo, listamos três indicações certeiras sobre o que fazer por lá na época de baixas temperaturas.
Fondue é indispensável em sua viagem para Gramado
Se provar Fondue na região de Gramado já é obrigatório em qualquer época do ano, imagine no inverno! Com as baixas temperaturas, é o momento ideal para experimentar e aproveitar um dos principais pratos da culinária do local.
Em Gramado, existe a chamada sequência de Fondue, onde você vai aproveitar três etapas especiais do prato, sendo a primeira de queijo, a segunda de carnes e a terceira de chocolate.
É importante ressaltar que a sequência nos restaurantes é a mesma, mas existe uma certa variedade quanto às opções disponíveis, como no de chocolate. Nesse caso, você pode escolher qual seu chocolate preferido para aproveitar o prato melhor.
Pensando nas opções de restaurante, não vai ser difícil encontrar, já que basicamente todos os restaurantes de Gramado oferecem o prato, por conta da sua alta procura por moradores e turistas.
A neve deixa seu passeio em Gramado ainda mais mágico
Para falar da neve, talvez precisaremos de um pouco de sorte. Sim, nem sempre vai nevar no inverno em Gramado, mas, quem sabe, você pode ser a pessoa que vai poder aproveitar esse verdadeiro paraíso.
Se você realmente quiser ter maiores chances de ver a neve, a recomendação é conhecer a cidade nos meses mais frios do ano. Apesar disso, existe sempre a possibilidade de conhecer a neve por meio da atração de Gramado, o Snowland.
Por lá, você pode aproveitar uma estação completa que simula a neve, ideal para quem viaja com crianças e quer aproveitar também. Além disso, existem várias atividades interessantes e o local é quase sempre bem movimentado.
Chocolate quente nas fábricas de chocolate de Gramado
As fábricas de chocolate de Gramado são um show a parte, sempre os pontos turísticos mais procurados por visitantes. Sabendo disso, o inverno em Gramado é ainda mais chamariz para esses locais.
Quando as temperaturas estão mais baixas, o principal produto procurado é o famoso chocolate quente das fábricas da região. Em todas as fábricas, é possível comprar lembrancinhas, conhecer mais da produção do produto e experimentar deliciosos chocolates.
Dicas para o inverno em Gramado
Agora que você já sabe algumas atrações possíveis do que fazer no inverno em Gramado, podemos tratar sobre algumas dicas para conseguir ter uma viagem tranquila. O inverno causa bastante dúvida principalmente quanto ao vestuário e as condições de temperatura.
Uma escolha errada nas roupas pode acabar causando grandes problemas para toda a viagem, por isso, é de suma importância ter uma atenção especial para esse ponto. Para que seja possível, basta saber quais as previsões de temperatura e quais as melhores opções para usar durante a baixa das mesmas, gerando maior conforto para os passeios.
Camadas de roupa para o inverno em Gramado
Sim, você leu certo, precisamos falar de camadas de roupa para o inverno em Gramado, isso mesmo, no plural. Para conseguir ter uma viagem tranquila e não ter nenhum impedimento por conta do frio, o ideal é apostar em uma combinação de peças estratégicas.
Primeiramente, pode-se optar pela chamada roupa térmica, muito comum para esportes ou regiões com temperaturas bem baixas. Com essa roupa, o calor do corpo fica retido, por isso, você só precisa utilizar caso as previsões apontem as menores temperaturas possíveis.
Acima das roupas térmicas vem a parte mais “comum”, aquela blusa e calça que você já comprou pensando no frio que deve enfrentar. Por fim, na terceira camada, é apenas a finalização do seu visual.
Aqui, o ideal é um casaco, independente do estilo. Geralmente, as pessoas costumam optar por casacos maiores, que não cubram apenas a parte superior, mas já todo o corpo para facilitar o aquecimento, além de dar um toque a mais no visual.
Como é a temperatura da região?
Existe sempre uma dificuldade natural na hora de montar a mala para o inverno em Gramado. De um lado, as pessoas que acham que não passa de bobagem, levam roupas insuficientes e acabam precisando comprar roupas por lá para não perder a viagem.
Do outro lado, estão as pessoas que acabam levando coisa demais, ao invés de levar as peças certas. No tópico anterior, apresentamos opções boas e suficientes para você não passar frio na cidade, e poder aproveitar tranquilamente sua viagem.
Geralmente, os meses mais frios estão entre junho e agosto, onde as temperaturas podem chegar abaixo de 10ºC, o que é bastante difícil. O mais comum, entre todos os meses, é ficar mais ou menos entre 7º e 15ºC.
Se você se interessou por conhecer o inverno em Gramado e quer saber mais sobre isso, pode conferir nossa excursão completa pela cidade e ter uma das melhores experiências possíveis!