Festa do Peão Barretos 2016 – Tudo Sobre O Concurso do Berrante -

Festa do Peão Barretos 2016 – Tudo Sobre O Concurso do Berrante

Quem é que não está super ansioso para a grande Festa de Peão Barretos 2016? Este ano o maior rodeio da América Latina estará completando 61 anos de existência, e para comemorar com muito estilo, a coordenação do evento já está preparando grandes atrações para surpreender o seu público.

 

E uma das atrações que cativa multidões é o concurso do berrante, todos ficam fascinados com participantes tão talentosos que fazem parte do concurso. Mas você já parou para pensar como foi que esta atração surgiu? É exatamente o que iremos lhe mostrar aqui. Confira!

A Incrível História do Concurso do Berrante da Festa do Peão Barretos

A festa do peão de boiadeiro é cheia de tradições, costumes e guarda histórias incríveis por trás de tudo isso. O instrumento berrante sempre fez parte da história dos tropeiros, onde era muito usado para conduzir a boiada e também usado para descobrir terras desconhecidas antigamente.

O berrante usado nas competições da Festa de Peão Barretos é feito de chifre de boi e detalhes em couro. E uma curiosidade interessante é que antigamente o berrante era também utilizado para comunicação, onde os tropeiros criaram senhas emitidos por cada tipo de som, como avisar a todos o horário de almoço, toque de recolher, aviso de perigo entre outros tipos de comunicações.

A Festa do peão de Barretos deste ano também contará com a competição que surgiu desde a primeira edição do rodeio de Barretos, é considerada o símbolo da festa de peão.

Um concurso que elege e homenageia o melhor berranteiro da região e do país, e se você pensa que é simples tocar um berrante está muito enganado, dentre inúmeras pessoas que tentam poucas conseguem.

O concurso do berrante acontece sempre no último sábado da festa do peão de Barretos, tem a duração estimada de no mínimo 1 hora e conta com aproximadamente 15 pessoas classificadas para a final.

No concurso, o berranteiro deverá saber e reproduzir perfeitamente os 5 toques principais do berrante que são o toque de saída, o toque estradão, rebatedouro, queima do alho e floreia.

Se você ainda não garantiu seus ingressos para a festa do peão de Barretos 2016, veja nossas promoções para pacotes de excursões. Não perca essa chance!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *